6 dicas naturais para evitar crises alérgicas

5 mar, 2021

|

por: Família Respira

A boa hidratação e a limpeza correta das vias respiratórias nasais são fundamentais para manter uma boa saúde e amenizar os efeitos das alergias. Ainda assim, algumas medidas extras são bem-vindas, como o consumo de substâncias naturais que ajudam prevenir aquelas irritações e inflamações típicas do estado alérgico. No artigo de hoje, preparamos 6 dicas naturais para evitar crises alérgicas. Conheça alguns destes tratamentos, que podem ser encontrados em suplementos naturais ou medicamentos fitoterápicos. E não se esqueça de consultar antes um médico!

1. Nutrientes das frutas

A quercetina, nutriente rico em frutas como maçãs, uvas e cerejas, tem comprovada atuação antialérgica, entre outros benefícios. Já a bromelaína, enzima encontrada em abundância no abacaxi, é um ótimo anti-inflamatório, em especial para a região do nariz. As duas substâncias, atuando em conjunto, produzem ótimos resultados.

2. Plantinha poderosa

Uma plantinha conhecida com o nome em inglês de “butterbur” ou pelo nome em latim, Petasites hybridus, age com comprovada eficácia contra a rinite alérgica. Converse com seu médico para pedir mais detalhes sobre a planta.

3. Salmão

Como você certamente já sabe, o salmão é rico em ômega-3, esse nutriente poderoso que age contra tantos malefícios. Pois agora, surgem mais evidências de que o ômega-3 também previne crises alérgicas, além de ser um anti-inflamatório.

4. Vitamina D

O baixo índice de vitamina D no organismo tem sido apontado como culpado por crises de asma e demais alergias respiratórias. Por conta disso, suplementos de vitamina D são bem-vindos para os alérgicos, mas é preciso antes consultar um médico para saber das reais necessidades e a dosagem ideal.

5. Iogurte natural

Os probióticos (bactérias benéficas) presentes no iogurte parecem ajudar nos efeitos da alergia, em especial daqueles que sofrem com problemas respiratórios.

6. Acupuntura

A acupuntura tem efeito comprovado sobre as crises de rinite alérgica. O segredo aqui é ter paciência, já que muitas vezes as sessões demoram a produzir resultados evidentes. É preciso frequentar até três sessões semanais por pelo menos um mês.

 

Leia os outros conteúdos aqui do blog Família Respira para saber mais sobre a saúde respiratória e não esqueça de seguir o nosso Instagram.