Doenças respiratórias no outono

21 jun, 2021

|

por: Família Respira

Quedas bruscas de temperatura e o tempo mais seco podem desencadear casos de gripes, resfriados e crises de rinite e sinusite, doenças respiratórias no outono.

Chegou o Outono, a meia estação queridinha de quem não gosta de temperaturas extremas, mas curte um clima ameno. Em grande parte do Brasil, o outono é marcado pelo início de mudanças na temperatura e pela diminuição gradativa das chuvas. Isso pode ter um impacto direto na saúde respiratória. Quer saber o porquê e como se proteger? Explicamos por aqui 🙂

Mudanças bruscas de temperatura

Após a chegada do Outono, conforme os dias vão passando, a tendência é que a temperatura sofra alterações bruscas. Essas mudanças repentinas podem desencadear infecções do aparelho respiratório, o que aumenta as chances de desenvolver gripes, resfriados e crises de rinite.

Ambientes fechados e as doenças respiratórias no outono

Em temperaturas mais baixas é natural que, para nos proteger do frio, optamos por fechar janelas e ficar em ambientes mais fechados. Porém, isso possibilita uma circulação maior de vírus da gripe (incluindo o vírus da COVID-19) e de outros agentes infecciosos que podem desencadear crises de doenças como a sinusite. Mesmo com o frio, a ventilação de ambientes é fundamental para evitar quadros infecciosos.

Hora de tirar o cobertor do armário!

Depois de meses de calor, está na hora de tirar o edredom ou o cobertor do armário e se aquecer. Porém, quando qualquer objeto fica muito tempo guardado sem uso e sem lavagem ocorre o acúmulo de ácaros e alérgenos, o que pode desencadear crises de alergia.

Lavar esses itens antes de usá-los novamente deve ser um cuidado que todos devem ter, mas quem sofre de rinite deve ter uma preocupação dobrada. Afinal, o ácaro é um dos desencadeadores das crises de rinite.

Tempo seco

A diminuição das chuvas e o consequente tempo seco aumentam a concentração de poluentes no ar. Isso pode levar a quadros alérgicos que desencadeiam crises de rinite.

Além disso, a falta de chuvas pode causar desidratação da mucosa nasal. Além do nariz seco causar desconforto respiratório, a desidratação pode causar irritação da mucosa nasal.

Como se proteger

Além de evitar locais fechados, aglomerações e lavar roupas e itens de cama e banho guardados há muito tempo, a lavagem e a hidratação nasal podem ajudar a prevenir infecções virais.

A lavagem nasal promove uma limpeza por arraste no nariz, o que ajuda a eliminar agentes infecciosos presentes na mucosa nasal. Isso pode auxiliar na prevenção de gripes e resfriados, além de também ajudar a prevenir crises de rinites desencadeadas por esses agentes*.

O gel nasal é um produto específico para a hidratação nasal. Ele hidrata o nariz e permanece por lá, o que ajuda a reduzir o ressecamento, diminui o desconforto respiratório e a irritação da mucosa nasal*.

Viu só como podemos nos proteger das ameaças à saúde respiratória que chegam com o Outono (e se intensificam no Inverno)? Com cuidados diários podemos curtir essa estação com saúde!

Leia os outros conteúdos aqui do blog Família Respira para saber mais sobre a saúde respiratória e não esqueça de seguir o nosso Instagram.

Fontes

*MION, O.; MELLO JUNIOR, J.F. O uso das soluções salinas no nariz e seios paranasais.

MIYAKE, M.A.M. Medicamentos intranasais: aspectos a considerar na prática clínica diária. RBM-ORL, v.2, n.3, p.92-99, 2007