Gripes e resfriados: previna-se com uma boa alimentação

5 maio, 2022

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por: Família Respira

Cada dia nos aproxima do inverno. A partir de agora, será comum o aumento no número de casos de problemas respiratórios. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que, por ano, a gripe cause comprometimento grave em 3,5 milhões de pessoas.¹  

Uma boa ideia é prevenir e fortalecer o sistema imunológico pelo prato. A nutrição torna a sua resposta mais eficiente. Neste caso, entram no cardápio os alimentos funcionais. Veja agora quais alimentos vão fortalecer a resposta do seu sistema imunológico e auxiliar na prevenção de gripes e resfriados 

Top 5 alimentos que ajudam contra gripes e resfriados

A alimentação é fundamental para a nossa saúde e alguns alimentos possuem o poder de melhorar o nosso sistema imunológico. Confira a seguir 5 alimentos que ajudam contra gripes e resfriados:

  • Vitamina C²-³: busque-a nas frutas e verduras como acerola, laranja, rúcula, espinafre, tomate, agrião e alface.
  • Ácido a – linolênico²-³: óleos de linhaça, colza, soja, nozes e amêndoas estimulam o sistema imunológico e tem ação antiinflamatória.
  • Vitamina E²-³: fortalece a ação dos glóbulos brancos do sistema imune. Está em vegetais verde-escuros e sementes oleaginosas (nozes, amêndoas, avelãs, castanhas-do- pará).
  • Zinco²-³: com ação anti-inflamatória, recupera tecidos infectados e melhora a imunidade. O ovo é um alimento de fonte animal que contém zinco em sua gema.
  • Selênio²-³: fortalece a imunidade e também conta com ação anti-inflamatória. Busque-o em castanha-do-pará, trigo, arroz, gema de ovo, sementes de girassol e frango.

A hidratação no combate de gripes e resfriados

Gripes e resfriados podem atingir qualquer pessoa. E uma das atitudes que podem ajudar está ao alcance de todos. Além de repouso, remédios e alimentação leve, ingerir grandes quantidades de água favorece a eliminação do muco e ajuda a hidratar as células, limpando o organismo.

Sinta o gosto com gosto

Mas você acha chato comer sem apetite, sintoma comum durante gripes e resfriados? Para isso, existem as sopas e os demais alimentos líquidos, como chás, sucos e vitaminas. Outra coisa: manter limpas as vias respiratórias é um hábito que vem a calhar nessas horas.

A lavagem nasal é essencial no tratamento da obstrução nasal e coriza. Além do mais, auxilia na retirada dos agentes infecciosos do nariz e traz melhor conforto na alimentação e na qualidade de vida no geral.Para esta limpeza nasal conte com a Família Respira, que tem a solução ideal para limpar e hidratar o nariz – conheça a linha de produtos clicando neste link.

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Referências

1 – Organização Mundial de Saúde (OMS). Disponível em: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/influenza-(seasonal) 

2 – Bae M, Kim H. Mini-Review on the Roles of Vitamin C, Vitamin D, and Selenium in the Immune System against COVID-19. Molecules. 2020 Nov 16;25(22):5346. doi: 10.3390/molecules25225346. PMID: 33207753; PMCID: PMC7696052. 

3 – Shakoor H, Feehan J, Al Dhaheri AS, Ali HI, Platat C, Ismail LC, Apostolopoulos V, Stojanovska L. Immune-boosting role of vitamins D, C, E, zinc, selenium and omega-3 fatty acids: Could they help against COVID-19? Maturitas. 2021 Jan;143:1-9. doi: 10.1016/j.maturitas.2020.08.003. Epub 2020 Aug 9. PMID: 33308613; PMCID: PMC7415215.