Respirar pelo nariz é viver melhor!

5 mar, 2021

|

por: Família Respira

O cheiro do cafézinho de manhã. O aroma da pessoa amada. Tantas memórias afetivas estão ligadas ao olfato, não é mesmo? Sentir esses cheiros sem dúvida aumenta a qualidade de vida e podemos confirmar: respirar pelo nariz é viver melhor!

Ter o olfato saudável é mais um motivo para cuidar diariamente da saúde nasal. Lavar o nariz com frequência diminui a incidência de obstrução. Assim, com ele desentupido, a respiração é feita pelo nariz, e não pela boca. Isso não só impacta na qualidade de vida, uma vez que a respiração bucal não nos permite sentir cheiros, mas também mantém a saúde respiratória em dia.

Mas por que respirar pelo nariz?

  • O ar respirado pelo nariz passa por um processo de filtração, umidificação e aquecimento. Isso aumenta a qualidade do ar e elimina corpos estranhos.
  • Se a porta de entrada for a boca, esse processo não é feito e agentes infecciosos passam direto para o seu organismo.
  • Esse filtro ajuda a evitar doenças respiratórias como a gripe e o resfriado. É importante reforçar que a lavagem nasal potencializa essa ação, uma vez que ajuda a eliminar organismos que ficam na mucosa após a respiração.

E aí, conseguimos te convencer? Já coloca um alerta para fazer a lavagem nasal todos os dias.

Leia os outros conteúdos aqui do blog Família Respira para saber mais sobre a saúde respiratória e não esqueça de seguir o nosso Instagram.