Sinusite: 5 mitos e verdades

17 mar, 2022

|

por: Família Respira

A sinusite, ou também conhecida pelo termo técnico rinossinusite, é uma doença que acomete 14% da população mundial.¹ No artigo de hoje, vamos desmistificar crendices e entender melhor sobre essa doença. Vamos lá?

 

Sinusite tem cura

Depende. O estudo da origem da doença que vai poder dizer. Casos provenientes de infecções bacterianas e virais possuem tratamentos com medicamentos ou cirurgia que são capazes de curá-lo. Se a sinusite for alérgica não é possível eliminá-la por completo, mas com tratamento adequado pode diminuir os sintomas e o paciente terá uma melhor qualidade de vida.² 

 

Precisa fazer cirurgia para curar da sinusite

Mito. A sinusite não tratada pode avançar a ponto do paciente necessitar de procedimento cirúrgico conhecido como sinuplastia endoscópica, mas é uma minoria os casos que necessitam passar por isso.³

 

Sinusite é sempre tratada com antibiótico

Mito. A causa pode ser bacteriana, viral, alérgica ou pode haver mais de uma causa. O médico otorrino que avaliar o caso conseguirá definir o agente gerador da doença e receitará o melhor tratamento que nem sempre será antibiótico.

 

É mais comum ter sinusite quando está frio.

Verdade, mas com ressalvas. A ligação de clima e doenças respiratórias não está necessariamente na temperatura, mas na umidade do ar. Grande parte do Brasil sofre de baixa umidade em estações com baixa temperatura, mas não é uma regra para todo território nacional.

O ar seco leva ao ressecamento da mucosa respiratória e piora a barreira de defesa do nariz contra doenças virais, bacterianas ou agentes alérgenos. Você pode conferir nosso artigo sobre a relação das mudanças climáticas e doenças respiratórias clicando aqui!

 

Existem receitas caseiras que curam a sinusite

Mito. A avaliação médica é essencial para entender as causas e ter um tratamento adequado. O autodiagnóstico e a automedicação podem gerar grandes danos a sua saúde.

 

Se você gostou desse conteúdo, acompanhe outros conteúdos sobre saúde respiratória aqui no blog. Para conhecer toda linha de Família Respira clique aqui! Siga a nossa página no Instagram e não perca nenhuma postagem da Família Respira.

 

Fontes: 

  1. https://www.scielo.br/j/rboto/a/xqgHnsqjbQpdrQPtrfFM7fs/?lang=pt 
  2. https://www.aborlccf.org.br/imageBank/DIRETRIZ_PARA_O_USO_DOS_IMUNOBIOLOGICOS_RSCCPN_-_V5.PDF
  3. https://www.aborlccf.org.br/imageBank/CONSENSO-RINOSSINUSITES-EVIDENCIAS-E-EXPERIENCIAS.PDF – Página 29
  4. https://www.aborlccf.org.br/imageBank/Consenso_Antibiotico-v6.pdf
  5. https://www.aborlccf.org.br/imageBank/CONSENSO-RINOSSINUSITES-EVIDENCIAS-E-EXPERIENCIAS.PDF – Página 2