Tempo seco e a hidratação nasal: como agir?

21 jun, 2021

|

por: Família Respira

Já falamos algumas vezes aqui no blog que todo dia é dia de respirar bem, e isso é extremamente importante para a nossa saúde em geral. Infelizmente, quando o tempo está seco, respirar bem (e corretamente, ou seja, pelo nariz) pode ficar mais difícil. E é por isso que, no artigo de hoje, vamos trazer algumas informações que você precisa saber sobre o tempo seco e a hidratação nasal. Vamos lá?

O período mais seco do ano chegou

Entre os meses de maio e agosto, o tempo fica mais seco que no restante do ano. Nesse período, acontece a transição de estações, pegando a última parte do outono e boa parte do inverno.

A falta de chuvas no período, somada às oscilações de temperatura, pode trazer diversos prejuízos para a nossa saúde. Quando falamos exclusivamente sobre a saúde nasal, algumas coisas acabam ganhando mais destaque, como o nariz ressecado devido ao tempo seco e o que isso acaba acarretando, como os sangramentos no nariz. Abaixo, vamos descobrir como agir e o que fazer para evitar esses impactos em nossa saúde nasal.

Tempo seco: nariz ressecado, sangramentos nasais e crises de rinite

Um dos primeiros prejudicados pelo tempo é o nosso nariz. Isso acontece porque o ar quente resseca a mucosa e as vias aéreas, causando ardência no nariz.

Quando o nariz está ressecado, aumentam os riscos de sangramentos nasais, justamente porque a mucosa está ressecada, deixando os pequenos vasos do nariz (especialmente na parte da frente do septo) mais expostos. Outro motivo que pode gerar sangramento do nariz por tempo seco é a formação de casquinhas no nariz, as quais insistimos em cutucar vez ou outra.

Uma visitante indesejada que chega junto do tempo seco é a rinite. Isso porque o tempo seco aumenta a concentração de poluentes no ar e pode gerar quadros alérgicos que desencadeiam a rinite.

A importância da hidratação nasal no tempo seco

Com a umidade do ar ficando abaixo dos 20% nesta época do ano, o tempo seco se torna um inimigo da nossa saúde nasal e pode trazer diversos impactos negativos para o nosso dia a dia. A melhor forma de lidar com ele é mantendo o nosso nariz limpo e hidratado – não só nos dias de tempo seco, mas em todos eles.

Realizar o procedimento de limpeza duas vezes ao dia ajuda a manter as narinas hidratadas – de preferência ao acordar e antes de dormir. No entanto, a hidratação com gel nasal é ainda mais certeira, para ajudar a evitar a desidratação. Isso porque o gel permanece na mucosa nasal e promove uma hidratação prolongada do nariz.

Manter o nariz limpo e hidratado o ajuda a desempenhar melhor as suas funções, como a defesa e a filtragem do ar, e ainda ajuda a prevenir os sintomas das crises alérgicas, gripes e resfriados em 40%. Aliás, você sabe qual é a diferença entre limpar e hidratar o nariz? Se não sabe, então dê uma olhada no vídeo aqui embaixo, que explicamos direitinho: Lavagem e hidratação nasal: hábitos que inspiram

Quer mais dicas de cuidados e informações de qualidade sobre a saúde respiratória? Acompanhe os outros conteúdos postados aqui no blog da Família Respira e siga a nossa página no Instagram.

Fontes consultadas:

  1. Chirico G, Beccagutti F. Nasal obstruction in neonates and infants. Minerva Pediatr. 2010;62(5):499-505.
  2. Valero A, Navarro AM, Del Cuvillo A, Alobid I, Benito JR, Colás C, et al. Position paper on nasal obstruction: evaluation and treatment. J Investig Allergol Clin Immunol. 2018;28(2):67-90.
  3. Tano L, Tano K. A daily nasal spray with saline prevents symptoms of rhinitis. Acta Otolaryngol. 2004;124(9):1059-62.
  4. Slapak I, Skoupá J, Strand P,et al. Efficacy of isotonic nasal wash (seawater) in the treatment and prevention of rhinitis in children. Arch Otolaryngol Head Neck Surg. 2008;134(1):67-74.
  5. Neves MCD, Romano FR, Filho SG. New Ringer’s Lactate Gel Formulation on Nasal Comfort and Humidification. Braz J Otorhinolaryngol. 2018. pii: S1808-8694(18)30498-1.
  6. Associação Brasileira De Alergia e Imunologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (ASBAI). Tempo seco faz aumentar casos de alergias respiratórias [internet]. São Paulo: ASBAI; 2020 [acesso em 24 mai 2021]. Disponível em: https://asbai.org.br/tempo-seco-faz-aumentar-casos-de-alergias-respiratorias/#:~:text=O%20ar%20seco%20e%20frio,o%20ar%20seco%20e%20frio.
  7. Souza LRO. Sangramento nasal [internet]. São Paulo: Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF); 2007 [acesso em 24 mai 2021]. Disponível em: https://www.aborlccf.org.br/secao_detalhes.asp?s=49&id=512
  8. Associação Brasileira De Alergia e Imunologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (ASBAI). Tempo seco e frio: saiba como fazer a limpeza do nariz [internet]. São Paulo: ASBAI; 2018 [acesso em 24 mai 2021]. Disponível em: https://asbai.org.br/tempo-seco-e-frio-saiba-como-fazer-a-limpeza-.